Escolha uma Página

30% das causas de câncer podem ser evitadas com uma alimentação saudável e equilibrada

De acordo com a OMS( Organização Mundial de Saúde ) o número de pessoas que desenvolvem o câncer têm aumentado significativamente nos últimos anos, a ocorrência da doença não é devido somente à fatores genéticos,  reflete  também o estilo de vida, suas condições sociais, econômicas e ambientais.

Pesquisas indicam que cerca de 30% das causas de câncer podem ser evitadas com uma alimentação saudável e equilibrada, além é claro, de um estilo de vida saudável. Não é por acaso, que recomenda-se uma dieta rica em alimentos in natura com frutas, verduras, legumes,  cereais integrais  e outras leguminosas.

Alguns alimentos que consumimos na nossa dieta habitual  possuem propriedades benéficas , além de fornecer os nutrientes básicos, possuem o fator protetor , que fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de tumores e o aparecimento de outras doenças . Estes  alimentos são chamados de alimentos funcionais.

Não podemos atribuir a nenhum alimento o poder de cura do câncer, mas alguns têm o benefício  de reduzir o seu aparecimento.

Seguem os principais:

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 5 porções/dia de frutas, verduras e legumes , cerca de 400 gr,  este consumo reduz consideravelmente o surgimento de câncer do aparelho digestivo.

O mais importante é que a alimentação deve ser equilibrada e variada para que haja um aporte suficiente de todos os nutrientes.

Lembre-se prevenção  e alimentação são aliadas! Não substitua o seu tratamento! Caso  já tenha a doença diagnosticada, estes alimentos podem entrar como complemento à terapia.

Gisleide A. S. Lemes- CRN 3 -10432 / Nutricionista- Grupo Benassi

 

X