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Nós somos aquilo que comemos. Há quem torça o nariz para essa premissa, mas a grande verdade é que se a gente não cuidar do nosso corpo não haverá sustentação para cuidar da mente e da alma. Somos energia, não é mesmo?

E para ter energia suficiente é preciso ter (e manter) uma alimentação balanceada e saudável que deve começar cedo, por isso nada melhor do que desenvolver o hábito de incluir na alimentação frutas, legumes e verduras. E que tal começar estimulando as crianças? Veja só, seu filho pode nascer com potencial para gostar de rock, mas se MPB for o estilo mais ouvido na sua casa, haverá boas chances dele passar a curtir esse som, também. O mesmo acontece com o paladar. As preferências alimentares que adquirimos na infância e mantemos na vida adulta são, em boa parte, um reflexo das escolhas dos nossos genitores.

Levando em conta que bons hábitos alimentares podem garantir saúde e prevenir a obesidade, dá para imaginar a importância da sua participação na história alimentar do seu filho. Sendo assim, que tal chamá-lo para ajudar na escolha das frutas e lanchinhos para compor a lancheira? Esse processo pode ser uma maneira deliciosa de cultivar uma vida saudável.

A lancheira…e os lanchinhos

Uma dica é variar as opções ao longo da semana, isso incentiva a criança a comer com mais prazer. Outra dica bacana é convidar a criança para ajudar a montar a lancheira e pedir, por exemplo, para ela escolher qual fruta quer comer naquele dia, ou qual sabor de suco deseja, dentro das opções disponíveis. Vale Lembrar que é muito importante ter na mochila / lancheira uma garrafa de água. Desenvolver a autonomia das crianças contribui para que eles se tornem adultos com hábitos alimentares mais conscientes.

Criatividade balanceada

Veja algumas opções saudáveis para montar a lancheira com seu filho:

Lanche 1: cookies integrais, fruta e suco caseiro.

Lanche 2: uma fatia de melão cortada em cubinhos, duas fatias de pão integral e uma fatia de queijo branco com tomate e orégano.

Lanche 3: um potinho de salada de frutas, um pedaço de bolo caseiro e um iogurte.

Lanche 4:  uma maçã, duas fatias de pão integral com patê de ricota ou atum e uma água de côco.

Lanche 5: um iogurte, uma porção de cereal integral e uma banana.

Lanche 6: uma fatia de torta caseira de frango, atum ou de legumes, uma porção de fruta e chá gelado.

Esperamos ter ajudado você com essas dicas sobre a importância de se desenvolver hábitos saudáveis desde a infância.

Obrigado e até breve!

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