Escolha uma Página

Mais frutas, legumes e verduras, menos remédios

Dia 31 de Março é considerado o dia Nacional da Saúde e  Alimentação. Esta data foi criada pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável .Sabemos que uma alimentação saudável, variada e equilibrada aliada a bons hábitos e atividade física é o segredo para prevenção de várias doenças.

Pesquisadores americanos simularam o custo de inserir e subsidiar alimentos como frutas e legumes na alimentação. O resultado surpreendeu: os gastos  financeiros com saúde pública despencariam!

FLV no Brasil  

O  Brasil é um dos maiores produtores de frutas, verduras e legumes do mundo, e ainda estamos bem longe de atender as recomendações diárias. Estima-se que o consumo de frutas e hortaliças não atinja as recomendações nutricionais diárias, somente cerca de 40% da população consome a quantidade de porções adequadas ao dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cerca de 400 g por dia, dividido em cinco refeições, cerca de 3 porções de frutas e 2 porções de verduras e/ou legumes. O baixo consumo de frutas, verduras e legumes aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e a obesidade.

Nasceu nos Estados Unidos e têm se espalhado por diversos países o programa 5 a day, que estimula o consumo de 5 porções de frutas e hortaliças/dia e têm auxiliado na prevenção de doenças e no auxílio à saúde. Em 2002, houve uma iniciativa de inserir o programa nas escolas do Rio de Janeiro com maior estimulo para a população infantil.

Sua saúde

Até quando você vai esperar para investir em saúde?  Sabia que o consumo de produtos da época é muito benéfica em relação ao custo, sabor e qualidade? Então aproveite…

Lembrando que, quando se trata de alimentação, deve-se consultar sempre um nutricionista , pois ele é o profissional que irá orientar sobre a prescrição de alimentos.

Por Gisleide Lemes

Nutricionista CRN 3 10432

X