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O outono chegou e, com ele, os dias se tornam de clima ameno e à noite dá aquele friozinho. Com a mudança da estação, entra uma nova safra de verduras, legumes e frutas – aliás, a estação é considerada a das frutas, devido à grande variedade encontrada nesta época. Então agora é a hora certa para encher sua mesa de nutrientes e aproveitar para economizar devido a grande variedade de frutas, legumes e verduras disponíveis neste época nas feiras livres e hortifrutis de supermercados.

Alimentos da estação

Os produtos da estação trazem mais qualidade  para a alimentação por não precisarem de grandes doses de agrotóxicos. No outono, são colhidas frutas mais doces e verduras com coloração mais viva e aromas mais intensos. É o ponto alto do ano no sabor e nos nutrientes dos produtos de origem vegetal. Então, aproveite, dá só uma olhadinha nos melhores alimentos dos próximos 3 meses:

  • Abril

Frutas: Abacate, ameixa, banana, caqui, figo, graviola, kiwi, laranja, maçã, mamão, mangostão, pera, tangerina e uva.

Hortaliças/verduras: salsa ,acelga, chicória, nabo, repolho e rúcula.

Legumes: abóbora, batata doce, berinjela, cará, chuchu, jiló, mandioca, pepino e tomate

  • Maio

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva.

Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce e louro.

Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

  • Junho

Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina.

Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce.

Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

– Tangerina: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C.

– Rúcula: contém boas doses de ômega-3, que ajuda a proteger os vasos sanguíneos, e betacaroteno, um precursor da vitamina A.

– Repolho: fonte de vitamina C e fibras, ele protege o corpo contra o câncer, especialmente o de intestino.

– Nabo: pobre em calorias, é rico em cálcio e fósforo, e ajuda no processo de digestão dos alimentos.

– Mamão formosa: contém papaína, uma enzima que facilita a digestão e protege o estômago.

– Limão é termogênico e ajuda a quebrar o acúmulo de gordura.

– Laranja-lima: é rica em fibras e vitamina C. Por ser menos ácida do que a laranja e o limão, é ideal para agradar ao paladar infantil.

– Kiwi: por conter altas doses de vitamina C, ajuda a combater o envelhecimento das células.

– Jiló: rico em vitaminas A, B e C, também é fonte de ferro, cálcio e fósforo.

– Figo: cheio de fibras, atua como um laxante suave. Também ajuda na cicatrização.

– Espinafre: é uma importante fonte de ferro.

– Chuchu: ajuda a prevenir a osteoporose porque contém boas doses de cálcio e potássio. Também é rico em fibras que regulam o intestino.

– Beterraba: antioxidante, contém vitamina B1, B2, B5, além de sódio, silício, fósforo, cálcio, zinco e cobre.

– Berinjela: rica em cobre, folato, magnésio e fibras, ela ajuda a combater o colesterol alto.

– Agrião: é um inibidor da fome fora de hora e também melhora sintomas de intoxicação, como a ressaca.

– Abobrinha: ajuda no funcionamento do intestino (rica em fibras), contém tiamina (vitamina B1) e magnésio.

– Pêra: rica em selênio, um antioxidante poderoso contra o envelhecimento das células.

– Melancia: com vitaminas do complexo B também ferro, fósforo e cálcio, a melancia também contribui para a boa hidratação do corpo.

– Maracujá: Rico em vitamina B2 e B5, vitamina C, sais minerais, fósforo e cálcio. Também tem propriedades calmantes.

– Goiaba: tem vitaminas A, B1 e C, além de ferro, fibras, fósforo e cálcio.

– Coco verde: a água da fruta verde tem vitamina C e elevado teor de cálcio, ferro e magnésio. A carne, molinha e adocicada, fornece boas doses de açúcar, gordura e fibras.

– Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.

Então agora que você já sabe quais são as frutas, legumes e verduras mais produzidos nesta época e os principais nutrientes e características de alguns deles, elabore receitas deliciosas, seja criativa na cozinha e na hora das compras ! Aproveite o outono !!

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Até breve!

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