Escolha uma Página

Degustação no PDV realmente aumenta as vendas?

Sim, e é por isso que a degustação no PDV já faz parte do nosso planejamento de marketing. Considerando que mais de 80% das compras são definidas dentro do ponto de venda, todo esforço para atrair e convencer o cliente  a comprar determinado produto é válido e tem grandes chances de dar certo. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Portal Trade PDV News mostrou que 51% de todos os lançamentos são descobertos dentro do ponto de venda.. Dados como esses só confirmam a importância das ações de marketing dentro do PDV, e a degustação certamente é uma das mais fortes delas.

Mas, afinal, como fazer isso? O que pode e o que não pode ser degustado? O que minha equipe deve saber para promover a degustação?  Veja como trabalhamos aqui:

Degustação: saiba como fazer

A grande vantagem da degustação é que essa simples iniciativa permite uma experiência altamente impactante e envolvente para o cliente. Isso porque ela é um exemplo clássico de marketing sensorial, que trabalha com todos os sentidos do cliente. Ao contrário de um banner, que chama a atenção pelo visual, a degustação alcança o olfato, o paladar, o tato, além do visual, claro.

Mas, para ter resultados com essa estratégia, é preciso ter um bom planejamento. Você pode, por exemplo, criar um cronograma de ações voltadas para os dias e horários mais movimentados da loja. Lembre-se também de fazer um planejamento financeiro para isso, afinal, você precisará investir em expositores e funcionários. Neste planejamento, aborde também os produtos a serem oferecidos, defina critérios para divulgação de lançamentos, escolha os melhores locais do PDV para inserir os pontos de degustação de cada tipo de produto (caso esses pontos precisem ser fixos) e consolide um programa de treinamentos para a equipe.

A escolha dos produtos

Escolher quais produtos serão lançados para degustação não é uma tarefa tão simples e requer um posicionamento estratégico. Primeiro, considere que a degustação invariavelmente terá como consequência um aumento no volume de vendas do produto, então pergunte-se: “tenho estoque pra isso?”. Caso contrário, a iniciativa será uma total perda de tempo e dinheiro e você ainda frustrará seus clientes.

Lembre-se também de que os produtos escolhidos precisam ser compatíveis com a infraestrutura que você pode dispor nos pontos de degustação. Alguns alimentos necessitam de refrigeração ou preparo, então, esteja pronto pra isso

Treine sua equipe para promover a degustação

Ter uma equipe de promotores de degustação realmente capacitados para apresentar todas as vantagens do produto é indispensável. Além da habilidade para preparar (se for preciso) e para servir, esses funcionários devem ter domínio de todas as características do produto, bem como de qual é o seu diferencial perante a concorrência e, claro, estarem capacitados para dar dicas de preparo, de harmonização com outros pratos ou bebidas, entre outros.

Temos feito várias ações em redes de supermercados como o Hirota e Coop, por exemplo, e como resultado conquistamos não só novos clientes mas sim parceiros fiéis que acreditam e valorizam nosso trabalho confiando na estratégia de marketing.

Quer falar de Degustação em PDV ou Gestão de Hortifuti? Fale com nosso atendimento: (11) 94128-7925

X