Escolha uma Página

Rastreamento de FLV : comprometimento com a qualidade

Este tema tem ganhado destaque nos últimos meses, pois o consumidor está cada vez mais consciente e tem exigido informações mais detalhadas sobre o alimento que adquire.

Afinal o que é rastreabilidade?

É um monitoramento que permite saber o fluxo do alimento desde à sua origem( produtor) , até  a área de venda. Ou  seja,  é  a identidade do alimento.

Por que rastrear?

Visando a segurança alimentar , em 08/02/2018 foi publicada a Instrução Normativa Conjunta  n° 2 do Ministério da Agricultura e da ANVISA , que entrou em vigor em 08/08/2018  em todo território nacional, que determina a obrigatoriedade da rastreabilidade do FLV( frutas, verduras e legumes ) .

A INC 2/2018  facilita o controle  e a fiscalização pelos  órgãos competentes  de  irregularidades no  uso de defensivos agrícolas não permitidos ou acima do limite . Monitorando as BPA( Boas Práticas Agrícolas ) e a sustentabilidade ambiental na atividade.

A rastreabilidade é fundamental para o recall, pois agiliza e torna preciso o processo. Além de estreitar o compromisso do produtor com o consumidor gerando confiabilidade .

Como  é gerada a rastreabilidade?

Quando o alimento chega ao nosso CD (Centro de Distribuição) é feito um check list de qualidade onde são verificadas  em cada lote as características do alimento, calibre, brix, temperatura e  outras informações inerentes ao alimento,  todas estas informações  são inseridas  no sistema de controle de qualidade.

Se o lote for aprovado  é  inserido no sistema   de rastreio ,dados como fornecedor, quantidade, NF, lote. Com essas informações no sistema é gerado um código de rastreio  e um QR code  e que  são afixados em  etiqueta nas embalagens dos nossos produtos.

Como rastrear?

Através deste código de rastreio e do QR code o cliente consegue por meio  de um aplicativo  para smartphone ou tablet , obter informações  sobre alimento, suas características ,produtor e o caminho percorrido até a comercialização, tudo isso de uma forma rápida e eficiente.

A rastreabilidade dos nossos produtos de FLV foram iniciados antes de se tornar obrigatório , garantindo assim um alimento seguro para o nosso cliente. Tudo isso é fruto do nosso comprometimento  com a qualidade.

Por Gisleide  A. S. Lemes /Nutricionista CRN3 10432

X